O Blog "Mundo Interior"

Blog criado pelo grupo de trabalho “Mundo Interior” , constituído por alunos de Área de Projecto do 12.º ano de escolaridade, agrupamento de Ciências e Tecnologias, na escola Secundária de Odivelas, área curricular leccionada pelo professor João Ramalho. Somos um grupo de trabalho constituído pelos alunos Ana Lopes, Bruno Ferreira, Carla Peres, Rodrigo Martins e Vanessa Albino que adoptou como sua designação “Mundo Interior” após ter escolhido como tema de trabalho o Autismo e Perturbações do Desenvolvimento das Crianças.
Manifesto Inicial
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segunda-feira, 5 de outubro de 2009

Manifesto Inicial

Blog criado pelo grupo de trabalho "Mundo Interior" , Constituído por alunos de Área de Projecto do 12. º ano de escolaridade, Agrupamento de Ciências e Tecnologias, na Escola Secundária de Odivelas, área curricular leccionada pelo professor João Ramalho.
Somos um Grupo de Trabalho constituído pelos alunos Ana Lopes, Bruno Ferreira, Carla Peres, Rodrigo Martins e Vanessa Albino que adoptou como sua designação "Mundo Interior" após ter escolhido como tema de trabalho o Autismo e Perturbações do Desenvolvimento das Crianças.
Este blogue tem como Objectivo a troca de vivências e conhecimentos por parte de pais, técnicos de saúde, professores, alunos e comunidade em geral que directa ou indirectamente tenham interesse neste tema ou simplesmente desejem conhecê-lo melhor.
Deste modo Pretendemos CONTRIBUIR para uma reflexão sobre este tema e elencar todo um conjunto de Necessidades e problemas com que se debatem diariamente todos Aqueles que diariamente contactam com portadores deste tipo de Perturbações.
E assim como culminar deste trabalho Pretende o grupo "Mundo Interior" elaborar um trabalho escrito que expresse as conclusões desta reflexão e que incluirá uma Elaboração de uma maqueta de um Edifício Destinado a uma Unidade de Apoio ao diagnóstico e terapia, Apoio ao Diagnóstico Clínico, avaliações psico-educativas, avaliações sócio-profissionais, programação de actividades OTL, pré-programação específicas profissional, Intervenções / Terapias, intervenções no e grupo familiar orientação técnica e formação, entre outras actividades que ao longo deste estudo e venham reflexão inicial a mostrar-se de interesse relevante.
Gostariamos que este blog para além de ser fórum participativo contivesse artigos elaborados por profissionais e Pais que pelo seu conhecimento e pela sua prática diária que possam contribuir com uma forma mais profunda e enriquecedora para todos os leitores deste blog.
Desde já o nosso obrigado a todos os que vierem participar mesmo sem um.

O grupo "Mundo Interior".

4 comentários:

  1. Apreciámos bastante o vosso tema de trabalho e esperamos que tenham bons resultados, a Beta-House deseja-vos boa sorte com esse vosso projecto! Estaremos atentos =).

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  2. Boa noite,
    Começaria por dar-vos os parabéns e enaltecer a vossa coragem pela escolha de um tema muito dificil de abordar visto estar, quase sempre, relacionado com sofrimento,isolamento e falta de apoio que centenas de familias vivem diariamente neste nosso Portugal. Não obstante os direitos já consagrados na lei das crianças com necessidades educativas especiais (NEE),a realidade portuguesa do ensino publico continua a ostracizar estas crianças na medida em que o sistema não dispõe dos meios humanos, materiais e financeiros , contemplados nessa lei, e exigíveis a um tratamento com o minimo de qualidade para com todos os NEE. Seria interessante, por exemplo, saber como está estruturado o ensino especial na vossa escola, nomeadamente na proporção entre tecnicos especializados e universo de alunos com NEE; ou então, quantas das educadoras especiais têm formação e experiencia na área do autismo; de que forma é feita a chamada "inclusão" dos alunos NEE na vossa escola? Enfim; um sem numero de considerações e circunstâncias que todos sabemos que estão mal, mas refugiamo-nos sempre na velha desculpa do "não podemos fazer mais nada, porque só nos dão isto...!"
    Bom, vocês escolheram efectivamente um tema dificil e espero sinceramente que a vossa coragem seja reconhecida no final do projecto...falar de autismo é falar de Seres que nascem, crescem e envelhecem nesta sociedade demasiado conexa e complexa, obrigando a que o termo autismo seja encarado sob diferentes perspectivas conforme a idade e condição da vida do autista.
    Se me permitem fazer uma sugestão, aconselhava-vos a abrirem varios temas de discussão sobre o autismo que permitisse através de um processo indutivo obter uma visão abrangente quer sobre o autismo, quer sobre os objectivos que vocês se propuseram atingir no final do projecto.
    Existem vários campos de intervenção possiveis de serem investigados e discutidos:
    1- Desde logo saber o que é o autismo, a evolução do conceito ao longo do tempo, o que mudou na definição de autismo desde KANNER, a introdução do conceito PEA (pertubação do espectro do autismo), o sindroma de Asperger como incluido neste conceito, etc...
    2- As causa do autismo: desde a culpa das "mães - geladas", à tese da medicina convencional sobre causa genéticas na maioria dos casos, passando pelas causas gastro-intestinais, intoxicação pelas vacinas cheias de metais pesados, crianças indigo, crianças de cristal, etc...
    3- Os métodos de tratamento/ terapeuticos: o modelo TEACCH, o modelo ABA (http://autismoemfoco.googlepages.com/teachxaba), os medicamentos da medicina convencional, os tratamentos biomédicos, homeopáticos, etc....(http://www.autism.com/);
    4 - A inclusão escolar: existe realmente inclusão? que intervenção é feita do pre-escolar? no 1º ciclo? como se garante a adaptação do autista ao contexto do 2º ciclo? que mecanismos de protecção existem sobre estas crianças?
    5- Que apoios o estado dá a estas crianças extra-ensino? acompanhamento psicologico? terapia da fala? natação? intervenção comportamental? que motivos levam as familias a recorrerem a centros privados como o DIFERENÇAS, o CADIM, a escola ABCREAL e outros, suportando elevadissimos custos cobrados por estas instituições?
    6 - Que apoios existem para os Pais que não basta sofrerem com o sofrimento dos seus filhos e com a crueldade do destino, ainda têm que sofrer numa luta incessante para lhes proporcionarem o minimo de qualidade de vida, num dever cuja responsabilidade deveria pertencer exclusivamente às instituições publicas na directa proporcionalidade às obrigações fiscais impostas aos cidadãos por parte destas.
    Termino na esperança de que este meu comentario / desabafo vá de certa forma ao encontro dos propósitos deste Blogue, desejando que a principal mais valia deste vosso projecto seja traduzida numa maior sensibilidade e preocupação sobre o mundo do autismo e do vosso amigo, colega ou conhecido autista.
    bem hajam
    josé moreira

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  3. Infelizmente este e muitos outros temas não são muito mencionados e, como tal, a marioria dos portugueses não encara duma forma correcta aqueles que sofrem desta doença
    Bom trabalho espero que consigam abrir os olhos de algumas pessoas

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  4. Olá
    Sou mãe de uma menina com Síndrome Dravet e venho divulgar a existência de um movimento cívico nacional, sem fins lucrativos, que apoia “famílias especiais” com o objectivo de promover a qualidade de vida e a realização de projectos pessoais e profissionais das pessoas com incapacidade.

    Este movimento chama-se Pais-em-Rede.

    Pais-em-Rede pretende ser uma voz activa que actua de forma dinâmica e transversal, em colaboração com as estruturas existentes, de modo a definir a complexa rede de carências e abrir caminhos para as resolver.

    Ajude a criar um Portugal melhor para as pessoas com necessidades especiais.

    SITE: www.pais-em-rede.com e www.paisemrede.net

    Célia Madaleno
    celiarmadaleno@mail.com

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