O Blog "Mundo Interior"

Blog criado pelo grupo de trabalho “Mundo Interior” , constituído por alunos de Área de Projecto do 12.º ano de escolaridade, agrupamento de Ciências e Tecnologias, na escola Secundária de Odivelas, área curricular leccionada pelo professor João Ramalho. Somos um grupo de trabalho constituído pelos alunos Ana Lopes, Bruno Ferreira, Carla Peres, Rodrigo Martins e Vanessa Albino que adoptou como sua designação “Mundo Interior” após ter escolhido como tema de trabalho o Autismo e Perturbações do Desenvolvimento das Crianças.
Manifesto Inicial
Descrição do Logótipo

quinta-feira, 3 de junho de 2010

Centro Mundo Interior - Maqueta Real

No âmbito do nosso tema da disciplina de Área de Projecto, desenvolvemos um centro de apoio integrado de tratamento e acompanhamento de pacientes com autismo. Desta forma, realizou-se o projecto do edifício e procedeu-se à elaboração de uma maqueta virtual do mesmo, como já mencionado em postagens anteriores.
Após o desenvolvimento da maqueta virtual, iniciou-se o desenvolvimento da maqueta física do edifício anteriormente projectado. Nesta parte do trabalho, foi já construído o modelo do terreno com as respectivas curvas de nível, e diversas partes que irão constituir o edifício, entre as quais as janelas e as paredes. Na construção dos elementos já mencionados, foram utilizados diversos materiais, entre os quais placas de esferovite (terreno com as respectivas curvas de nível), balsa (estrutura base do edifício) e acrílico/PVC (janelas e paredes envidraçadas).
O trabalho desenvolvido permitiu-nos compreender que a construção de uma maqueta é um trabalho minucioso. Dar forma a estes materiais para os transformar no que idealizámos mostrou-se um desafio.
A realização das maquetas virtual e física permitiu-nos conhecer uma arte que possibilita construir os sonhos dos demais, o que tornou esta experiência muito interessante.
Assim, demos forma à maqueta do centro que idealizámos, à escala 1:100, construída sobre uma base de esferovite que representa a modelação real do terreno com curvas de nível de 0,5 m em 0,5 m, uma mistura de balsa e acrílico numa representação que pretendemos nobre mas simplista e moderna, essa linha é bem patente na opção tomada de representar elementos complementares como a vegetação ou o pavimento para circulação automóvel na cor laranja. As imagens falam por si.





Centro
Mundo
Interior




Página inicial

Nenhum comentário:

Postar um comentário