O Blog "Mundo Interior"

Blog criado pelo grupo de trabalho “Mundo Interior” , constituído por alunos de Área de Projecto do 12.º ano de escolaridade, agrupamento de Ciências e Tecnologias, na escola Secundária de Odivelas, área curricular leccionada pelo professor João Ramalho. Somos um grupo de trabalho constituído pelos alunos Ana Lopes, Bruno Ferreira, Carla Peres, Rodrigo Martins e Vanessa Albino que adoptou como sua designação “Mundo Interior” após ter escolhido como tema de trabalho o Autismo e Perturbações do Desenvolvimento das Crianças.
Manifesto Inicial
Descrição do Logótipo

domingo, 2 de maio de 2010

Caixa Mundo Interior

Uma criança autista gosta de brincar com objectos que para as crianças ditas “normais” são insignificantes. Exemplo disso é uma simples caixa que contenha, por exemplo, o brinquedo preferido dessas mesmas crianças.
Foi esta a razão que nos levou a produzir uma caixa não só com o objectivo de colocarmos o brinquedo adaptado, mas também para satisfazer um dos gostos predilectos das crianças autistas.
Depois de alguma pesquisa, ficou decidido a elaboração de uma caixa que tenha por base um método tradicional português, a cestaria.
Desta forma, foi elaborada uma caixa tendo por base cartão (B) e jornal (A). Assim, o jornal, entrelaçado, constitui as paredes laterais, enquanto que o cartão constitui o corpo principal (C).


Para facilitar a sua construção e também para que a caixa tomasse uma forma mais sólida e compacta, foi forrada com papel e cola (D1, D2).

É de referir que esta caixa não evidencia qualquer perigo para a criança, uma vez que tem por base o papel de jornal e o cartão, e para que a segurança prevalecesse a caixa foi pintada com tintas não tóxicas (E1, E2, E3, E4, E5).
Para a finalização da caixa, e tal como referido anteriormente, procedemos à sua pintura, e para isso seleccionámos um conjunto de cores vivas que despertassem a atenção da criança (E1). Também com este objectivo foram desenhadas no exterior algumas estrelas e luas (E4), e na parte interna alguns círculos (E2).
Por fim, foram aplicados brilhantes, um outro gosto predilecto destas crianças especiais (E5).

Finalmente, a caixa está concluída, e pronta para a colocação do brinquedo adaptado (F1), juntamente com uma folha de papel colorida para seu embelezamento (F2).

Página Inicial

Um comentário:

  1. Olá queridos amigos, que magnifico trabalho!
    Voces só podem sentir-se orgulhosos com o resultado.
    E tenho a certeza que na sua execução, a motivação e a alegria também foram uma constante.
    É a magia do autismo que nos toca se lhe abrimos as portas e nos enrriquece de forma unica!
    Um grande obrigada pela vossa dedicação e trabalho. É bom termos amigos assim!
    Abraço forte
    Cristina Franco

    ResponderExcluir