O Blog "Mundo Interior"

Blog criado pelo grupo de trabalho “Mundo Interior” , constituído por alunos de Área de Projecto do 12.º ano de escolaridade, agrupamento de Ciências e Tecnologias, na escola Secundária de Odivelas, área curricular leccionada pelo professor João Ramalho. Somos um grupo de trabalho constituído pelos alunos Ana Lopes, Bruno Ferreira, Carla Peres, Rodrigo Martins e Vanessa Albino que adoptou como sua designação “Mundo Interior” após ter escolhido como tema de trabalho o Autismo e Perturbações do Desenvolvimento das Crianças.
Manifesto Inicial
Descrição do Logótipo

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

Rosa Lobato Faria - Expressão pela Arte

Repetimos… autismo, arte, cultura, vezes e vezes sem conta pensando o que une palavras que remetem para conceitos tão díspares, para verificar que as palavras em si podem não ter uma estreita ligação etimológica… elas ligam-se através de quem as profere e sente.
As artes e a cultura são ponte entre mundos, estão em nós. Prestamos por isso homenagem a Rosa Lobato Faria.
A actriz e escritora (poetiza e romancista)… faleceu aos 77 anos, a 02 de Fevereiro de 2010 deixando um vazio no seu lugar. Não obstante, inscreveu o seu nome na nossa história, perdurando na memória dos demais pelo seu trabalho de grande valor estético e humano.
Embora todos o sintamos de forma diferente, de acordo com o nosso mundo interior (cheio de histórias, de personalidade, de contextos, etc.), um dos seus poemas mais bonitos será sempre Quem me quiser. Este remete para a diferença, para a singularidade de cada um, para os sacrifícios e provações que temos que enfrentar quando amamos alguém próximo… fala-nos de compreensão, de entusiasmo, de coisas grandes e das mais triviais, de momentos maus e dos melhores… dizendo-nos que todos eles fazem parte das relações, de quem ama e de quem é amado.
O amor incondicional dos pais, que são a âncora dos seus filhos autistas, a dedicação dos médicos e terapeutas que os acompanham, o olhar aberto e a compreensão de amigos… tudo isto corre pela nossa imaginação enquanto lemos o poema de Rosa Lobato Faria.

Quem me quiser

Quem me quiser há-de saber as conchas
a cantiga dos búzios e do mar.
Quem me quiser há-de saber as ondas
e a verde tentação de naufragar.

Quem me quiser há-de saber as fontes,
a laranjeira em flor, a cor do feno,
a saudade lilás que há nos poentes,
o cheiro de maçãs que há no inverno.

Quem me quiser há-de saber a chuva
que põe colares de pérolas nos ombros
há-de saber os beijos e as uvas
há-de saber as asas e os pombos.

Quem me quiser há-de saber os medos
que passam nos abismos infinitos
a nudez clamorosa dos meus dedos
o salmo penitente dos meus gritos.

Quem me quiser há-de saber a espuma
em que sou turbilhão, subitamente
- Ou então não saber coisa nenhuma
e embalar-me ao peito, simplesmente.


Rosa Lobato Faria


Página Inicial

Nenhum comentário:

Postar um comentário