O Blog "Mundo Interior"

Blog criado pelo grupo de trabalho “Mundo Interior” , constituído por alunos de Área de Projecto do 12.º ano de escolaridade, agrupamento de Ciências e Tecnologias, na escola Secundária de Odivelas, área curricular leccionada pelo professor João Ramalho. Somos um grupo de trabalho constituído pelos alunos Ana Lopes, Bruno Ferreira, Carla Peres, Rodrigo Martins e Vanessa Albino que adoptou como sua designação “Mundo Interior” após ter escolhido como tema de trabalho o Autismo e Perturbações do Desenvolvimento das Crianças.
Manifesto Inicial
Descrição do Logótipo

domingo, 21 de fevereiro de 2010

Palestra na ESO

No próximo dia 18 de Março de 2010 iremos realizar uma palestra* subordinada ao tema do projecto que temos vindo a desenvolver – “Autismo e perturbações do desenvolvimento”. Esta terá lugar na Escola Secundária de Odivelas à qual pertencemos, pelas 20:30 h.

Poderemos contar com a presença do Prof. Dr. Nuno Lobo Antunes, neuropediatra e também autor dos livros Mal-entendidos e Sinto Muito.
A leitura dos seus livros proporciona-nos a imagem de alguém que alia conhecimento e carácter humano. Ao lê-los, vemo-nos envolvidos por um misto de sentimento e razão, que se revêem na perspectiva científica com que os assuntos são abordados, conjuntamente com a veracidade e emotividade das histórias contadas. Toda a informação sensorial e racional que abre caminho pela nossa mente através destas leituras, irá fazê-lo de uma forma mais real e vívida ao ouvirmos o fluir das palavras que no papel nos emocionam.
O mesmo acontecerá para o discurso da Dra. Ana Martins, autora do livro Autista, quem…? Eu? e mãe de um jovem autista, Pedro, a qual também comparecerá na palestra acima referida. Este mostrar-nos-á a perspectiva de uma mãe que desde perto acompanhou o crescimento de um filho diferente e único, uma relação dotada de um amor incondicional extraordinário.
Esta palestra tem, assim, um cariz intervencionário pretendendo sensibilizar a comunidade para um tema tão vasto e pouco divulgado nos dias de hoje, o Autismo. Deste modo temos como objectivo a troca de experiencias, que leve à consciencialização e ao esclarecimento de todos os que comparecerem acerca desta síndrome.
Também desejamos divulgar o nosso projecto e salientar a importância de iniciativas como esta, que promovem a partilha de pontos de vista e dão a conhecer casos tão importantes como este.
Convidamos todos os nossos seguidores a assistirem a esta palestra, com a promessa de um tempo de qualidade. Para tal basta inscrever-se até ao dia 14 de Março de 2010. O documento de inscrição está disponível mais abaixo, deverá ser preenchido e enviado para o nosso e-mail (mi.a.b.c.r.v@gmail.com).
O grupo,
Mundo Interior

*Entrada gratuita

Folha de Inscrição

Página Inicial

7 comentários:

  1. Sou também mãe de um menino Autista e é com alegria que vejo o tema que abraçaram na escola. È no conhecimento das coisas que reside um caminho melhor e voces estão a contribuir para levar a muitos outros aquilo que apelidam de enigma do autismo. Não é um enigma é uma síndrome pouco falada, desconhecida de muitos e que como tal gera medo, respostas desadequadas e exclusão. Queria que percebessem que esta vossa dedicação é um passo importante na ajuda à desdramatização do problema. Como mãe quero muito, muito, agradecer o vosso interesse e manifestar que estou aqui - caso possa de alguma forma dar um contributo ao vosso trabalho. (Meu blog: http://pedodossentidos.blogspot.com
    Meu email: examedeconsciencia@gmail.com
    Grande abraço a todos e muita sorte
    Cristina

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela Iniciativa! Parabéns pelo timing pois permite a presença dos Estudantes-Trabalhadores da ESO! Publicitámos no blogue www.esonoites.blogspot.com com muito gosto! Parabéns também pelo blogue!

    ResponderExcluir
  3. Não podia passar por este blogue sem deixar uma mensagem. Acho o tema do vosso projecto muito bom, é bom ver que há pessoas que se preocupam com temas da vida real. O autismo é uma realidade, e as crianças que sofrem com esta doença existem, apesar de haver pessoas que acham que não. É importante haver iniciativas como esta!
    Ao visitar o vosso blogue fiquei como sem palavras, é como se nos toca-se no fundo da alma..
    Muitos Parabéns, e continuem com o projecto

    ResponderExcluir
  4. Não tenho dúvidas de que vai ser uma palestra super interessante, com dois execelentes oradores para além de pessoas extraordinárias.
    Já tive a oportunidade, de estar perto e até trocar algumas palavras e ideias com ambos.
    Só vos posso dar os parabéns pela brilhante escolha, se fosse aqui mais perto, não perderia de certeza tal evento...
    Bjos

    ResponderExcluir
  5. Boa tarde

    O grupo OdiCultura tem o prazer de vos convidar para um concerto a realizar dia 19 de Março (Sexta-feira) às 20h no auditório do Conservatório de Música D. Dinis (Póvoa de Santo Adrião), que inclui músicas desde Dragonball a Smoke on the Water tocadas em instrumentos clássicos. Foram os alunos do CMDD exclusivamente que organizaram e produziram este concerto.

    Entrada livre ;)

    ResponderExcluir
  6. Convido-vos s visitar:
    http://saladopontodeencontro.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. Dra. Ana Martins, autora do livro Autista, quem…? Eu? - MUITO OBRIGADA! Foi o primeiro livro que li quando foi feito o diagnóstico ao João. Foi mágico... as palavra... foi uma fonte de força e energia para mim.

    Quanto ao Prof. Dr. Nuno Lobo Antunes, quem fez o diagnóstico ao João, apenas desejaria nunca o ter conhecido, pela sua frieza, materialismo e insensibilidade... mas é a sociedade que temos... vivemos da imagem... :(

    Mamã Sofia

    ResponderExcluir