O Blog "Mundo Interior"

Blog criado pelo grupo de trabalho “Mundo Interior” , constituído por alunos de Área de Projecto do 12.º ano de escolaridade, agrupamento de Ciências e Tecnologias, na escola Secundária de Odivelas, área curricular leccionada pelo professor João Ramalho. Somos um grupo de trabalho constituído pelos alunos Ana Lopes, Bruno Ferreira, Carla Peres, Rodrigo Martins e Vanessa Albino que adoptou como sua designação “Mundo Interior” após ter escolhido como tema de trabalho o Autismo e Perturbações do Desenvolvimento das Crianças.
Manifesto Inicial
Descrição do Logótipo

quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Cinema - Ponte entre fantasia e realidade

Muito do que sonhamos, fantasiamos… tem por base a realidade, nem sempre é baseado em casos singulares e verídicos mas numa mistura entre todas as histórias das quais somos personagens, narradores ou leitores no nosso quotidiano.
O cinema funciona muitas vezes como a ponte que permite atravessar as duas dimensões - realidade e fantasia.
Da vida para o imaginário de todos nós… Mozart and the WhaleLoucos e Apaixonados (ver trailer), um filme dirigido por Petter Naess e escrito por Ron Bass, baseado numa história verídica. Uma comédia romântica, com um toque de drama, que alcança o coração de qualquer um. Esta conta-nos a história de um casal peculiar (baseada em Jerry e Marry Newport), ambos autistas com Síndrome de Asperger, e através dela retrata as provações enfrentadas dia a dia por pessoas como eles, permitindo-nos entrar um pouco mais num mundo que não é nosso, um mundo interior e único.
Donald define-se pela semelhança com uma baleia (whale em Inglês). Este, apesar das suas capacidades extraordinárias, vive do seu emprego como taxista, adora aves, tem uma predilecção por padrões e rotinas predefinidos e algumas dificuldades em comunicar, mas os números são a sua praia e o seu porto de abrigo. Este tem a seu cargo um grupo de autistas cuja síndrome os condiciona mais do que a ele, é aí que conhece Isabelle (o reflexo de Mozart)… O que surtirá do choque de dois mundos muito parecidos e em tudo diferentes?
Mais recentemente tivemos a estreia de uma outra comédia romântica, Adam (ver trailer). Igualmente divertida e menos dramática, conta-nos a história de Adam, um autista com Síndrome de Asperger, que se vê apaixonado pela sua vizinha. Também este filme problematiza os obstáculos enfrentados pelos que são diferentes, bem como os seus aspectos únicos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário