O Blog "Mundo Interior"

Blog criado pelo grupo de trabalho “Mundo Interior” , constituído por alunos de Área de Projecto do 12.º ano de escolaridade, agrupamento de Ciências e Tecnologias, na escola Secundária de Odivelas, área curricular leccionada pelo professor João Ramalho. Somos um grupo de trabalho constituído pelos alunos Ana Lopes, Bruno Ferreira, Carla Peres, Rodrigo Martins e Vanessa Albino que adoptou como sua designação “Mundo Interior” após ter escolhido como tema de trabalho o Autismo e Perturbações do Desenvolvimento das Crianças.
Manifesto Inicial
Descrição do Logótipo

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Dia Mundial do Autismo


“Quem nasce autista morre autista”… esta é uma frase que ecoa constantemente nos nossos ouvidos e que os nossos lábios prenunciam diversas vezes, mas se tal for considerada verídica, porque não havemos de a alterar e fazer com que quem nasça autista morra singelamente como se de uma pessoa dita “normal” se trata-se?
Ser portador desta síndrome é ser diferente, mas ser diferente não significa ser melhor ou pior, ser mais ou menos rico interiormente…diferentes somos todos nós!
Hoje celebra-se o Dia Mundial da Consciencialização do Autismo (World Autism Awareness Day), que pode ser aproveitado por todos nós para uma reflexão sobre as nossas acções perante os outros, incluindo os portadores da síndrome em causa.
Todos os dias o grupo Mundo Interior pretende homenagear aqueles que convivem e vivem com o autismo, porém neste dia especial gostaríamos de salientar esta homenagem e de oferecer parte do nosso coração a estes seres humanos.
Soneto da Felicidade

De tudo, ao meu amor serei atento
Antes, e com tal zelo, e sempre, e tanto
Que mesmo em face do maior encanto
Dele se encante mais meu pensamento.

Quero vivê-lo em cada vão momento
E em seu louvor hei-de espalhar meu canto
E rir meu riso e derramar meu pranto
Ao seu pesar ou seu contentamento.

E assim, quando mais tarde me procure
Quem sabe a morte, angústia de quem vive
Quem sabe a solidão, fim de quem ama

Eu possa me dizer do amor (que tive):
Que não seja imortal, posto que é chama
Mas que seja infinito enquanto dure.

Vinicius de Moraes

Nós já fazemos parte do mundo do autismo e a cada dia que passa tentamos desvendar este mundo interior. Aproveite o dia de hoje para se juntar a nós neste logo tragecto.

Um comentário:

  1. Meus queridos amigos, fico sempre muito sensibilizada com a dedicação que sinto cada vez que por aqui passo! Fico também com o coração cheio de esperança por saber que há pessoas fantásticas que nos amam e aos nossos meninos tão especiais. Acredito que voces fazem já hoje uma grande diferença e que a oprosseguirão amanhã. E espero que esta dedicação só vos dê alegrias e vos fortaleça para a vida tal como a cada um de nós - pais e mães - que fomos "tocados" por esta luz tão bela, mas ainda tão incompreendida pela sociedade. Aos poucos chegaremos mais longe. Com os AMIGOS como voces.
    Obrigada e contem comigo para o que precisarem.
    Grande abraço a todos e beijinho especial a cada um de voces.
    Cristina Franco

    ResponderExcluir