
segunda-feira, 14 de dezembro de 2009
quinta-feira, 26 de novembro de 2009
Mapa de Conceitos
terça-feira, 24 de novembro de 2009
Comportamento autista

A relação mãe-bebé, desde os primeiros meses de vida, é fundamental para o desenvolvimento psicomotor futuro da criança. Sempre que o bebé tem a iniciativa de comunicar com a sua progenitora (através do choro, por exemplo) irá desenvolver capacidades cada vez mais elaboradas e novas. Caso contrário, se ele não estimular a relação com a sua progenitora, terá maior dificuldade em iniciar a sua descoberta do mundo exterior, fechando-se no seu próprio mundo e isolando-se no seu “mundo interior”. No mundo do autismo, as crianças possuem diversos comportamentos:
- evitam o contacto físico e visual;
- não manifestam as suas emoções;
- não brincam, nem se relacionam com as outras crianças (têm dificuldade em se relacionarem);
- permanecem indiferentes a abraços e carinhos das pessoas;
- apresentam estereotipias motoras (deambulam com o corpo);
- apresentam flapping (movimento de bater os braços em estado de maior agitação);
- preferem estar sozinhos;
- utilizam a linguagem de um modo estranho ou podem não conseguir falar;
- quando falam com estas crianças, elas têm dificuldade em entender o que lhes foi dito;
- repetem as palavras que lhe são ditas;
- invertem o uso normal de pronomes;
- utilizam principalmente o “tu” em detrimento do “eu” ou “mim” quando se referem a si próprias;
- possuem um riso inapropriado;
- giram objectos;
- têm inapropriada fixação em objectos;
- são hiperactivos;
- não possuem qualquer tipo de resposta perante os métodos normais de ensino;
- aparentemente são insensíveis à dor;
- possuem extrema aflição sem razão aparente;
- insistem em repetir e resistem à mudança;
- agem como se fossem surdos;
- gesticulam ou apontam em vez de falarem;
- não possuem a noção do perigo;
- possui problemas de alimentação e sono.
É de mencionar que nem todas crianças autistas possuem a maioria dos comportamentos mencionados, além disso segundo a ASA (Autism Society of American), estes diversos comportamentos estão presentes nos primeiros anos de vida da criança, porém a sua intensidade varia.
segunda-feira, 23 de novembro de 2009
Síntese histórica do conceito de Autismo
Em 1943, o médico austríaco Leo Kanner, no seu artigo Autistic disturbance of affective – Distúrbios autísticos do contacto afectivo,

Desde a década de 60 (do século XX) que se afirmou o diagnóstico do Autismo para um transtorno de origem biológica comprometedor do Sistema Nervoso, sugerido por uma interrupção precoce no desenvol

Na actualidade, o autismo é classificado como um déficit neurobiológico inato, inscrito, inclusive, na classificação das doenças mentais. Desde a década de 70 que este é reconhecido como uma deficiência cognitiva e, em 1980, no DSM III (Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders), é introduzido um capítulo dedicado ao Distúrbio Generalizado
Após um longo caminho, o termo Autismo é, hoje, em suma, habitualmente usado para referir um espectro de síndromes com características em comum — Perturbações Pervasivas do Desenvolvimento, de acordo com o DSM IV, ou Perturbações Globais do Desenvolvimento, de acordo com o DSM IV-TR.
quinta-feira, 19 de novembro de 2009
O Autismo do grande ao pequeno écran

A estrear brevemente na TVI a série “37” da autoria de Rui Vilhena, com Sofia Alves, João Reis, Pedro Granger e Cucha Carvalheiro, entre outros excelentes actores, é uma série de crime e suspense que se passa num pólo universitário de medicina onde técnicas de Autismo são vítimas de um serial Killer. Aguardamos a sua estreia com muita expectativa.

Uma obra de arte do cinema contemporâneo inspirada num caso real, conta a história de um jovem que recupera a sua humanidade através do amor inesperado de um irmão autista que nunca soube que tinha. À sua espera no seu videoclube, não dará o seu tempo por perdido!
Tendo como actores principais Dustin Hoffman e Tom Cruise, foi vencedor em 1999, entre outros prémios, dos Óscares da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos para Melhor Actor em Papel Principal: Dustin Hoffman; Melhor Director: Barry Levinson; Melhor Filme: Mark Johnson; Melhor Roteiro: Ronald Bass, Barry Morrow.
À escritora Ana Martins
segunda-feira, 16 de novembro de 2009
A nossa primeira saída de campo - Centro ABCReal
Referimo-nos à ludoteca do Centro ABCReal Português, na Costa da Caparica, coordenado pela Dra. Albertina Marçal. Este centro visa a reabilitação das crianças, a fim de que estas possam, no futuro, integrar-se na sociedade como qualquer outra.
Neste centro é dada primazia ao método ABA (Applied Behavio
Com esta primeira visita de campo procurámos conhecer melhor a instituição e recolher informação sobre o espaço físico, os métodos e as terapias, entre outros. Informações estas que serão úteis para implementar no centro, unidade de apoio integrada, cuja maqueta nos propusemo
É nossa intenção conhecer os restantes polos constituintes deste centro e ainda outros espaços e instituições destinados ao apoio destas crianças.
Queremos desde já agradecer publicamente ao Centro ABCReal por nos ter recebido com tamanha amabilidade e todo o apoio que nos foi prestado, bem como a disponibilidade mostrada. Referimos em especial a Dra. Albertina Marçal e a Dra. Vanessa Ferreira que muito atenciosamente nos acompanharam durante a visita ao Centro ABCReal dia 09 de Novembro de 2009.
sábado, 14 de novembro de 2009
Integração escolar de crianças com necessidades educativas especiais

*In Decreto-Lei n.º 3/2008 de 7 de Janeiro.
terça-feira, 10 de novembro de 2009
Autista, quem…? Eu?

No seu blog, anamartins.com, Ana Martins mostra-nos o seu filho, o jovem Pedro, a exercer o seu direito cívico (votando) e tal como o livro é tocante o comentário da escritora:
“(….)Não é segredo.
O meu filho Pedro é um jovem de 20 anos com autismo.
Dos muitos sonhos que tem para uma normalidade perdida, o de votar era apenas mais um.
Hoje concretizou-o.
A imagem é bonita captada por uma mãe orgulhosa? Sim.
Mas nem todos os frames do nosso dia são partilháveis ou passíveis de o querer fazer. Reflecti se queria contar-vos este momento só nosso antes de o escrever. Sendo tão paradigmático, acaba por ser elucidativo desta estranha forma de viver «com autismo» e «com o autismo».
Cedo, mesmo antes dos 18 anos sabia o que queria: «Ser Natural», dizia com uma rara beleza. Aquela com que uma pessoa com autismo pode utilizar o mesmo léxico que todos nós temos à disposição, apenas acrescenta uma pitada de magia, de poesia que nunca nos cansa, nos deixa perplexos, por vezes comovidos, a nós, os a quem o «Ser Normal» nos chega como adquirido, sem sequer o questionarmos.(…)”*
domingo, 8 de novembro de 2009
O que é o autismo?

Apesar desta perturbação se prolongar ao longo de toda a vida, não significa que não exista nada que todos nós possamos fazer para ajudar estas crianças.

É de salientar que os autistas possuem lobos frontais muito desenvolvidos, apresentam um corpo caloso subdesenvolvido e o hipocampo, área vital para a memória, aproximadamente 10% superior ao tamanho habitual.
Sobre este tema há, no entanto, muito mais para dizer... assim, vamos tentar desvendar o mundo misterioso do autismo e divulgá-lo à comunidade.
Comentário do Sr. José Moreira

“(…) falar de autismo é falar de Seres que nascem, crescem e envelhecem nesta sociedade demasiado conexa e complexa, obrigando a que o termo autismo seja encarado sob diferentes perspectivas conforme a idade e condição da vida do autista. (…)”
Queremos publicamente agradecer a colaboração e o comentário do Sr. José Moreira, que com os seus conhecimentos e sugestões construtivas em muito enriquece este blog e o nosso projecto, sugerimos a todos a leitura na íntegra desse comentário.
Muito obrigado pela sua colaboração.
segunda-feira, 2 de novembro de 2009
Mal-Entendidos

Um livro fascinante, projecto de cultura e informação, dotado de um carácter humano de louvar.
*ANTUNES, Nuno Lobo. (Outubro de 2009) Mal-Entendidos. 1ª Edição, Lisboa: Verso de Kapa.
terça-feira, 13 de outubro de 2009
O nosso logótipo...

(um logótipo misto - composto por uma parte nominativa e outra figurativa)
Os elementos constituintes do nosso logótipo são a circunferência, o sol, o coração e a estrela que em conjunto formam as iniciais do nosso nome “Mundo Interior”.
A circunferência, constituída maioritariamente pelas três cores primárias, representa um mundo heterogéneo e multicolor, muitas vezes inacessível.
.jpg)
O coração é o símbolo do amor existente entre os dois mundos, sendo esse o mesmo amor que nos leva a interagir com um mundo diferente, com intuito de os tornar um só.
A esperança e o futuro estão representados pela estrela.

O “M”, de mundo, está representado no coração e em conjunto com o “I”, de interior, forma as iniciais do nome do grupo.
segunda-feira, 5 de outubro de 2009
Manifesto Inicial

Somos um Grupo de Trabalho constituído pelos alunos Ana Lopes, Bruno Ferreira, Carla Peres, Rodrigo Martins e Vanessa Albino que adoptou como sua designação "Mundo Interior" após ter escolhido como tema de trabalho o Autismo e Perturbações do Desenvolvimento das Crianças.
Este blogue tem como Objectivo a troca de vivências e conhecimentos por parte de pais, técnicos de saúde, professores, alunos e comunidade em geral que directa ou indirectamente tenham interesse neste tema ou simplesmente desejem conhecê-lo melhor.
Deste modo Pretendemos CONTRIBUIR para uma reflexão sobre este tema e elencar todo um conjunto de Necessidades e problemas com que se debatem diariamente todos Aqueles que diariamente contactam com portadores deste tipo de Perturbações.
E assim como culminar deste trabalho Pretende o grupo "Mundo Interior" elaborar um trabalho escrito que expresse as conclusões desta reflexão e que incluirá uma Elaboração de uma maqueta de um Edifício Destinado a uma Unidade de Apoio ao diagnóstico e terapia, Apoio ao Diagnóstico Clínico, avaliações psico-educativas, avaliações sócio-profissionais, programação de actividades OTL, pré-programação específicas profissional, Intervenções / Terapias, intervenções no e grupo familiar orientação técnica e formação, entre outras actividades que ao longo deste estudo e venham reflexão inicial
Gostariamos que este blog para além de ser fórum participativo contivesse artigos elaborados por profissionais e Pais que pelo seu conhecimento e pela sua prática diária que possam contribuir com uma forma mais profunda e enriquecedora para todos os leitores deste blog.
Desde já o nosso obrigado a todos os que vierem participar mesmo sem um.
O grupo "Mundo Interior".