O Blog "Mundo Interior"

Blog criado pelo grupo de trabalho “Mundo Interior” , constituído por alunos de Área de Projecto do 12.º ano de escolaridade, agrupamento de Ciências e Tecnologias, na escola Secundária de Odivelas, área curricular leccionada pelo professor João Ramalho. Somos um grupo de trabalho constituído pelos alunos Ana Lopes, Bruno Ferreira, Carla Peres, Rodrigo Martins e Vanessa Albino que adoptou como sua designação “Mundo Interior” após ter escolhido como tema de trabalho o Autismo e Perturbações do Desenvolvimento das Crianças.
Manifesto Inicial
Descrição do Logótipo

segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Mal-Entendidos

Mal-entendidos é o novo livro do Prof. Dr. Nuno Lobo Antunes, que aborda as perturbações do desenvolvimento infantil.
O Prof. Dr. Nuno Lobo Antunes, neurocirurgião português de renome, relata-nos casos verídicos de crianças e jovens cujos comportamentos foram durante muito tempo considerados inexplicáveis, procurando ao mesmo tempo esclarecer e dar resposta às inúmeras dúvidas que invadem quem lida directa ou indirectamente com estas crianças e jovens.
“Para compreender uma criança temos de voltar ao país das memórias, viver o que ficou para trás, habitar de novo medos de que nos esquecemos. Olhar com olhos de espanto, chamar filha a uma boneca, e replicar o milagre da criação dando-lhe voz. Para a compreender temos de voltar a pele do avesso, reduzir a dimensão do corpo na medida inversa em que cresce o sentimento. Cada criança é uma história por contar. Por vezes o Capuchinho Vermelho perde-se no bosque e não há beijo que resgate a Bela Adormecida”*
Ao lê-lo, vemo-nos envolvidos por um misto de sentimento e razão, que se revêem na perspectiva científica com que os assuntos são abordados, conjuntamente com a veracidade e emotividade das histórias contadas.
Como é afirmado neste livro “devem existir em Portugal cerca de 100 000 crianças com perturbações de desenvolvimento”, sendo indispensável tanto a divulgação deste facto como a tomada de atitude perante o mesmo.
Um livro fascinante, projecto de cultura e informação, dotado de um carácter humano de louvar.

*ANTUNES, Nuno Lobo. (Outubro de 2009) Mal-Entendidos. 1ª Edição, Lisboa: Verso de Kapa.

2 comentários:

  1. Excelente iniciativa,a do Prof Nuno Lobo Antunes. E a vossa atitude é também de louvar, de darem a conhecer a sua obra, que está intimamente relacionada com o vosso tema.
    A melhor sorte para o vosso Projecto!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela vossa iniciativa. Sou professora e reconheço que são alunos com este dinamismo e esta vontade de tornar o mundo um lugar melhor, que nos fazem crescer e dizer que valeu a pena.

    ResponderExcluir