O Blog "Mundo Interior"

Blog criado pelo grupo de trabalho “Mundo Interior” , constituído por alunos de Área de Projecto do 12.º ano de escolaridade, agrupamento de Ciências e Tecnologias, na escola Secundária de Odivelas, área curricular leccionada pelo professor João Ramalho. Somos um grupo de trabalho constituído pelos alunos Ana Lopes, Bruno Ferreira, Carla Peres, Rodrigo Martins e Vanessa Albino que adoptou como sua designação “Mundo Interior” após ter escolhido como tema de trabalho o Autismo e Perturbações do Desenvolvimento das Crianças.
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terça-feira, 24 de novembro de 2009

Comportamento autista



A relação mãe-bebé, desde os primeiros meses de vida, é fundamental para o desenvolvimento psicomotor futuro da criança. Sempre que o bebé tem a iniciativa de comunicar com a sua progenitora (através do choro, por exemplo) irá desenvolver capacidades cada vez mais elaboradas e novas. Caso contrário, se ele não estimular a relação com a sua progenitora, terá maior dificuldade em iniciar a sua descoberta do mundo exterior, fechando-se no seu próprio mundo e isolando-se no seu “mundo interior”. No mundo do autismo, as crianças possuem diversos comportamentos:

  • evitam o contacto físico e visual;
  • não manifestam as suas emoções;
  • não brincam, nem se relacionam com as outras crianças (têm dificuldade em se relacionarem);
  • permanecem indiferentes a abraços e carinhos das pessoas;
  • apresentam estereotipias motoras (deambulam com o corpo);
  • apresentam flapping (movimento de bater os braços em estado de maior agitação);
  • preferem estar sozinhos;
  • utilizam a linguagem de um modo estranho ou podem não conseguir falar;
  • quando falam com estas crianças, elas têm dificuldade em entender o que lhes foi dito;
  • repetem as palavras que lhe são ditas;
  • invertem o uso normal de pronomes;
  • utilizam principalmente o “tu” em detrimento do “eu” ou “mim” quando se referem a si próprias;
  • possuem um riso inapropriado;
  • giram objectos;
  • têm inapropriada fixação em objectos;
  • são hiperactivos;
  • não possuem qualquer tipo de resposta perante os métodos normais de ensino;
  • aparentemente são insensíveis à dor;
  • possuem extrema aflição sem razão aparente;
  • insistem em repetir e resistem à mudança;
  • agem como se fossem surdos;
  • gesticulam ou apontam em vez de falarem;
  • não possuem a noção do perigo;
  • possui problemas de alimentação e sono.

    É de mencionar que nem todas crianças autistas possuem a maioria dos comportamentos mencionados, além disso segundo a ASA (Autism Society of American), estes diversos comportamentos estão presentes nos primeiros anos de vida da criança, porém a sua intensidade varia.

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