O Blog "Mundo Interior"

Blog criado pelo grupo de trabalho “Mundo Interior” , constituído por alunos de Área de Projecto do 12.º ano de escolaridade, agrupamento de Ciências e Tecnologias, na escola Secundária de Odivelas, área curricular leccionada pelo professor João Ramalho. Somos um grupo de trabalho constituído pelos alunos Ana Lopes, Bruno Ferreira, Carla Peres, Rodrigo Martins e Vanessa Albino que adoptou como sua designação “Mundo Interior” após ter escolhido como tema de trabalho o Autismo e Perturbações do Desenvolvimento das Crianças.
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segunda-feira, 23 de novembro de 2009

Síntese histórica do conceito de Autismo

O termo Autismo vem do grego “autós” que significa “próprio” ou de “de si mesmo”.
Em 1906, Plouller introduziu o termo autista na literatura psiquiátrica, mas foi só em 1912 que este começou a ser difundido, por Eugene Bleuler, que o utilizou para descrever um sintoma da esquizofrenia, o qual definiu como sendo uma "fuga da realidade". Mais tarde Kanner e Asperger usaram a palavra para dar nome aos sintomas que os seus pacientes apresentavam.
Em 1943, o médico austríaco Leo Kanner, no seu artigo Autistic disturbance of affective – Distúrbios autísticos do contacto afectivo, publicado na revista Nervous Child, descreveu os casos de onze crianças que tinham em comum "um isolamento extremo desde o início da vida e um desejo obsessivo pela preservação da mesmice", designando-as por "autistas". No mesmo ano, o também austríaco Hans Asperger, públicou o artigo Die 'Autistischen Psychopathen' im Kindesalter – A psicopatia autista na infância, na revista científica Archiv fur psychiatrie und Nervenkrankheiten; este seu trabalho baseou-se em estudos que envolveram mais de 400 crianças, nas quais observou um padrão de comportamento e capacidades que ocorria predominantemente em rapazes e o qual denominou “psicopatia autista”.
Desde a década de 60 (do século XX) que se afirmou o diagnóstico do Autismo para um transtorno de origem biológica comprometedor do Sistema Nervoso, sugerido por uma interrupção precoce no desenvolvimento das células da Região Límbica do Cérebro, responsável por mediar o comportamento social.
O valioso trabalho de Asperger apenas foi reconhecido nos anos 70 quando foi traduzido para inglês, pela médica Lorna Wing (inglesa), desde então o Autismo de alto desempenho (sem déficit cognitivo) passou a ser designado por Síndrome de Asperger.
Na actualidade, o autismo é classificado como um déficit neurobiológico inato, inscrito, inclusive, na classificação das doenças mentais. Desde a década de 70 que este é reconhecido como uma deficiência cognitiva e, em 1980, no DSM III (Diagnostic and Statistical Manual of Mental Disorders), é introduzido um capítulo dedicado ao Distúrbio Generalizado
do Desenvolvimento no qual o termo Autismo é associado a “distúrbios pervasivos do desenvolvimento”, distinguindo-se da
esquizofrenia infantil, à qual tinha sido associado em 1968 (com a puplicação do DMS II).
Após um longo caminho, o termo Autismo é, hoje, em suma, habitualmente usado para referir um espectro de síndromes com características em comumPerturbações Pervasivas do Desenvolvimento, de acordo com o DSM IV, ou Perturbações Globais do Desenvolvimento, de acordo com o DSM IV-TR.


Um comentário:

  1. Hoje vim de casa do meu irmão, hoje vi o meu irmão, um homem que não chora, um homem que muito dificilmente mostra os seus sentimentos, esconde as raivas assim como as alegrias, hoje o meu irmão prostrou todo o seu sofrimento, chorou, chorou e balbuciente em tamanho sofrimento, viu que tudo aquilo que parecia estar em "controlo" afinal, não está.
    Já desde á uns meses que lhe queríamos dizer que o filho era diferente, mas o meu irmão fingia. Olhando para o meu irmão ao longo destes meses , sei que sim, que fugia ao que está ali tão evidente.
    Para nós familiares é tão difícil saber como ajudar, saber como chegar até ele, ainda para mais quando nós todos andamos nesta corrida, da vida melhor.
    A verdade é que o menino não nos olha e quando raramente o faz se desviarmos a nossa cabeça dele, ele continua a olhar para um infinito , um mundo que dá vontade de saber que mundo é aquele..., as mãozinhas dele os dedos entrelaçam como uma dança constante, e as nossas palavras de alento aqueles pais já pouco fingem, minha cunhada também prende o choro, sim porque agora estamos nós irmãos país e que quer saber sem saber como agir, foi hoje que o meu irmão sim hoje dia 14 de Junho de 2011, que decidiu-o pegar o touro pelos chifres e ir com o menino ao pediatra , é o que é...o Marcos é autista, e especial, vou tentar saber mais colocar este bloque como um que seguirei porque eu preciso de os ajudar, agradeço o blogue.

    Miguel

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