O Blog "Mundo Interior"

Blog criado pelo grupo de trabalho “Mundo Interior” , constituído por alunos de Área de Projecto do 12.º ano de escolaridade, agrupamento de Ciências e Tecnologias, na escola Secundária de Odivelas, área curricular leccionada pelo professor João Ramalho. Somos um grupo de trabalho constituído pelos alunos Ana Lopes, Bruno Ferreira, Carla Peres, Rodrigo Martins e Vanessa Albino que adoptou como sua designação “Mundo Interior” após ter escolhido como tema de trabalho o Autismo e Perturbações do Desenvolvimento das Crianças.
Manifesto Inicial
Descrição do Logótipo

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

O Autismo do grande ao pequeno écran

No cinema e na televisão, o Autismo tem sido abordado em várias obras. Queremos destacar duas delas, uma por ser uma estreia a outra por se tratar de um “icon” do cinema, ambas a não perder, ou a rever, nelas podemos tomar contacto com o tema Autismo de uma forma lúdica e séria, de forma emotiva e vibrante, sorrindo e chorando com os personagens, mas respeitando sempre o que significa ser Autista.
A estrear brevemente na TVI a série “37” da autoria de Rui Vilhena, com Sofia Alves, João Reis, Pedro Granger e Cucha Carvalheiro, entre outros excelentes actores, é uma série de crime e suspense que se passa num pólo universitário de medicina onde técnicas de Autismo são vítimas de um serial Killer. Aguardamos a sua estreia com muita expectativa.

Até lá não deixe de ver, ou rever, Rain Man – Encontro de Irmãos (1998), (ver trailler).
Uma obra de arte do cinema contemporâneo inspirada num caso real, conta a história de um jovem que recupera a sua humanidade através do amor inesperado de um irmão autista que nunca soube que tinha. À sua espera no seu videoclube, não dará o seu tempo por perdido!
Tendo como actores principais Dustin Hoffman e Tom Cruise, foi vencedor em 1999, entre outros prémios, dos Óscares da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas dos Estados Unidos para Melhor Actor em Papel Principal: Dustin Hoffman; Melhor Director: Barry Levinson; Melhor Filme: Mark Johnson; Melhor Roteiro: Ronald Bass, Barry Morrow.

Nenhum comentário:

Postar um comentário