O Blog "Mundo Interior"

Blog criado pelo grupo de trabalho “Mundo Interior” , constituído por alunos de Área de Projecto do 12.º ano de escolaridade, agrupamento de Ciências e Tecnologias, na escola Secundária de Odivelas, área curricular leccionada pelo professor João Ramalho. Somos um grupo de trabalho constituído pelos alunos Ana Lopes, Bruno Ferreira, Carla Peres, Rodrigo Martins e Vanessa Albino que adoptou como sua designação “Mundo Interior” após ter escolhido como tema de trabalho o Autismo e Perturbações do Desenvolvimento das Crianças.
Manifesto Inicial
Descrição do Logótipo

terça-feira, 10 de novembro de 2009

Autista, quem…? Eu?

Autista, quem…? Eu? É o titulo do romance, quase autobiográfico, da escritora Ana Martins, um romance escrito por uma “mãe coragem” de forma simples e tocante que a cada passo nos prende à acção e transporta ao mundo do Autismo, ao lê-lo deixamo-nos envolver num rodopiar de emoções capaz de nos “roubar” uma lágrima ou de fazer com que um sorriso nos beije os lábios, um turbilhão de emoções que nos faz crescer como seres humanos e deixa um sentimento de enorme ternura e amor.

No seu blog, anamartins.com, Ana Martins mostra-nos o seu filho, o jovem Pedro, a exercer o seu direito cívico (votando) e tal como o livro é tocante o comentário da escritora:

“(….)Não é segredo.
O meu filho Pedro é um jovem de 20 anos com autismo.
Dos muitos sonhos que tem para uma normalidade perdida, o de votar era apenas mais um.
Hoje concretizou-o.
A imagem é bonita captada por uma mãe orgulhosa? Sim.
Mas nem todos os frames do nosso dia são partilháveis ou passíveis de o querer fazer. Reflecti se queria contar-vos este momento só nosso antes de o escrever. Sendo tão paradigmático, acaba por ser elucidativo desta estranha forma de viver «com autismo» e «com o autismo».
Cedo, mesmo antes dos 18 anos sabia o que queria: «Ser Natural», dizia com uma rara beleza. Aquela com que uma pessoa com autismo pode utilizar o mesmo léxico que todos nós temos à disposição, apenas acrescenta uma pitada de magia, de poesia que nunca nos cansa, nos deixa perplexos, por vezes comovidos, a nós, os a quem o «Ser Normal» nos chega como adquirido, sem sequer o questionarmos.(…)”*

*Ana Martins, in blog anamartins.com (30 Setembro de 2009).

Nenhum comentário:

Postar um comentário